O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um aviso de declínio acentuado de temperatura que atinge diversas regiões do Estado de São Paulo – inclui Marília – e já afeta de forma mais intensa o sul do país.
O alerta de perigo potencial indica que a queda pode chegar a 5º e as mínimas para a próxima semana ficam na faixa de 14º. A cidade amanheceu com forte nebulosidade nesta sexta, que deve ser dissipada nos próximos dias. A segunda-feira deve ser de tempo aberto.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru aponta ainda a passagem de uma frente fria pelo litoral do estado de São Paulo, causa aumento da nebulosidade e chuvas isoladas na região sul e na faixa leste paulista, principalmente no litoral. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva.
A primeira onda de frio mais intensa de 2021 derrubou as temperaturas nesta quinta-feira no Sul e em parte do Centro-Oeste. As capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) tiveram a tarde mais fria do ano até agora.
Mas o frio aumenta nesta sexta-feira no Sul e no Centro-Oeste, chega a Rondônia e ao Acre e avança sobre São Paulo e Rio De Janeiro. Novos recordes de frio podem ser batidos.
Segundo a plataforma Climatempo, o fenômeno ocorre quando o vento de uma massa de ar de origem polar avança do sul da América do Sul.