O governo de São Paulo, anunciou, nesta sexta-feira (07), que diminuiu a oferta de leitos de UTI para Covid-19 no estado, tanto na rede pública quanto privada. Segundo a gestão estadual, a diminuição se dá pelo fato da redução no número de casos da doença em São Paulo.
Segundo o membro do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, o estado apresentou melhora nos indicadores, o que justificou a redução, que se deu principalmente no setor privado. Os leitos da rede pública sofreram pouca alteração.
Neste última terça-feira (4), a média foi de 2.222 internações diárias. O número é apenas 5% menor do que o verificado 14 dias atrás, o que indica tendência de estabilidade.
Você viu?
A variação na rede pública ficou em -5,7%, enquanto na rede privada ficou em -23,8%. Gabbardo argumentou que a redução na rede privada se deu porque os leitos não podem ficar ociosos, já que existem outras demandas também na rede.
“Quando a demanda por internação reduz, há uma movimentação quase automática de utilização desses leitos para outras especialidades, reduzindo assim os leitos para covid”, afirmou.
Ele completou dizendo que, caso o estado registre um aumento no número de internações, estes leitos poderão ser novamente realocados para tratar pacientes com Covid-19.