Marília

Vacinação agenda doses para comorbidades; suspende imunização de gestantes

Vacinação agenda doses para comorbidades; suspende imunização de gestantes

A Prefeitura de Marília inicia nesta vterça-feira a vacinação para pessoas com comorbidades ou doenças cardiovasculares na faixa etária de 55 a 59 anos. O atendimento será feiro nos dias 11, 12 e 13 de maio. Nos três dias de vacinação serão disponibilizadas a vacina AstraZeneca.

O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar hoje (11) em todo o Estado, em virtude do comunicado da Anvisa emitido na noite desta segunda-feira (10). Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa.

No dia da vacinação será obrigatório apresentar documentos para a comprovação dessas comorbidades que são eles: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica com o CRM do profissional responsável.

A vacinação será feita das 17h às 20h no Ginásio de Esportes da Unimar (Universidade de Marília) e é necessário agendamento pelo link,

– Para a vacinação do dia 11/05 o link estará disponível nesta terça-feira (11), às 13h.

– Para a vacinação do dia 12/05 o link estará disponível nesta quarta-feira (12), às 9h.

– Para a vacinação do dia 13/05 o link estará disponível nesta quinta-feira (13), às 9h.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que será obrigatório a apresentação de um documento com foto e o comprovante de agendamento de horário (impresso ou pelo celular). Lembrando que não será permitido entrada de crianças no Ginásio.

Para tornar o atendimento mais rápido nos locais de vacinação no dia da 1ª Dose, a prefeitura pede para que as pessoas façam um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. Vale ressaltar que não é um agendamento e o preenchimento não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão na hora da vacinação.

As pessoas que receberam a vacina INFLUENZA com menos de 14 dias, tiveram COVID POSITIVO ou DENGUE com até 28 dias, não poderão receber a vacina contra COVID-19. Orientamos que aguarde os dias necessários para a vacinação.

Confira abaixo quais são os grupos de comorbidades:

– Diabetes Mellitus;

– Pneumopatias crônicas graves;

– Hipertensão arterial Resistente (HAR);

– Hipertensão arterial estágio 3;

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

Doenças cardiovasculares:

– Insuficiência cardíaca (IC);

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

– Cardiopatia hipertensiva;

– Síndromes coronarianas;

-Valvopatias;

– Miocardiopatias e Pericardiopatias;

– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

– Arritmias cardíacas;

– Cardiopatias congênita do adulto;

– Prótese valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

– Doenças cerebrovascular

– Imunossuprimidos;

– Hemoglobinopatias graves;

– Obesidade mórbida;

– Cirrose hepática.

VACINAÇÃO EM UNIDADE DE SAÚDE

Pessoas com Síndrome de Down, pacientes em Terapia Renal Substitutiva (diálise e hemodiálise) e Transplantados entre 18 e 59 anos de idade também podem procurar vacinação em unidades de saúde.