Marília

Pesquisador de Marília é indicado a prêmio internacional por estudos em Saúde

Pesquisador de Marília é indicado a prêmio internacional por estudos em Saúde

O professor e pesquisador da Unesp de Marília Vitor Engracia Valenti foi indicado para o Usern 2021, um importante prêmio internacional que busca incentivar jovens pesquisadores em cinco áreas de atuação.

Livre-docente em Fisiologia, Vitor Engracia foi habilitado para o prêmio por conjunto de estudos iniciados em 2015 na área de Saúde com propostas de intervenções preventivas para diversas condições médicas sem uso de farmacológicos.

As pesquisas do professor já vinham obtendo repercussão nacional. A indicação amplia o reconhecimento e abre possibilidade de financiamento, visibilidade e mais avanços. A nomeação ao Usern envolve avaliação por cientistas renomados.

“O comitê avaliador é composto em parte por cientistas laureados com o prêmio Nobel. O objetivo do nosso grupo é colaborar para aumento da expectativa e melhora da qualidade de vida mundial até 2030, em acordo com o objetivo proposto pela ONU de Saúde e bem estar”, explica Vitor Engracia. 

Além de reconhecimento, o prêmio Usern 2021 representa orçamento financeiro para parcerias com Universidades internacionais. A escolha será divulgada em novembro deste ano.

“Isso é fundamental para o progresso do nosso grupo de pesquisa no intuito de desenvolver e aperfeiçoar novos métodos de análise, o que melhora o nível da pesquisa e ajuda melhor a população brasileira e ao redor do mundo.”

Apoio financeiro segue como o maior desafio no setor, uma condição agravada desde 2014 quando os orçamentos de instituições como FAPESP, CNPq e Capes vêm caindo.

“Em outros países, o valor investido em pesquisa durante o ano de um único prédio é praticamente o mesmo que o Estado de São Paulo recebe no mesmo período. “

A situação valoriza ainda mais a publicação das pesquisas com o mesmo impacto de laboratórios que recebem investimento de cinco a dez vezes mais que o nosso laboratório. “Portanto, a indicação já é um prêmio para mim.”

A situação foi agravada pela epidemia de Covid-19, que suspendeu atividades de pesquisa presenciais e os projetos em andamento com início em 2019 estão atrasados.

“Estamos focando neste momento em análises de dados por meio de softwares online, revisões sistemáticas e meta-análises. Essa mudança de método de trabalho não reduziu a produção entre 2020 e 2021. “

Graduado em Fisioterapia pela UNESP de Marília, Vitor Engracia Valenti fez especialização em Fisiologia e Doutorado direto pela Unifesp.

Passou um semestre na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, onde desenvolveu parte do meu Doutorado, depois fiz o Pós-Doutorado em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da USP, e mais recentemente defendi a Livre-Docência em Fisiologia pela UNESP de Marília.

Editor do grupo Editorial Sênior da Scientific Reports, grupo Nature e Editor Associado de Frontiers in Physiology, Neuroscience e Neurology, já recebeu prêmios em grupos em congressos e outros eventos.

“Temos trabalhado com a Universidade de Harvard, Oxford Brookes University, em Londres, Inglaterra, Universidade de Limerick, na Irlanda, USP, UNIFESP e FAMEMA. O objetivo é retomar as atividades presenciais ainda em 2021, caso a situação da Pandemia permita, e continuar divulgando nossos resultados em eventos científicos, para que a comunidade possa avaliar e passar sugestões.”