Um projeto idealizado por moradores iniciou obras para instalação de uma pista de equoterapia no Centro de Educação Ambiental Sustentável do bairro Montana 2, na zona norte da cidade.
O objetivo é criar alternativas de atendimento a crianças com síndrome de Down e autismo que hoje dispõem apenas de uma área de atendimento em convênio da prefeitura com a Polícia Militar.
A terapia ajuda os praticantes a desenvolver capacidades funcionais que permitam sua independência, ou amenizem as limitações nas atividades diárias. Segundo o idealizador do projeto, Carlos Eduardo dos Santos, é uma ótima opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais.
“Os exercícios realizados no cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento. Os benefícios da equoterapia refletem no desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo. Estimulam a sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora da postura e do equilíbrio.”
A medida é parte do Projeto Plantas e Peixes de sustentabilidade e interação com a natureza. O bairro ocupa área ao lado de áreas de preservação, córregos, cachoeiras e atração de fauna.