O 37º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, com sede em Lins, vai promover nesta quarta-feira uma ação de descontaminação de unidades de saúde em Marília, além de promover doação de sangue no Hemocentro. A sanitização foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19 na cidade.
O processo de desinfecção será dividido em três etapas: aplicação de solução desinfetante, seguida de aplicação de água e, finalmente, aplicação de solução de álcool a 70% nos locais de uso coletivo.
Devem ser atendidas as UBSs São Miguel, Nova Marília, Castelo Branco, Cascata e JK. Toda a logística será do Exército e a alimentação dos militares ficará a cargo da Prefeitura Municipal de Marília a ser realizada no Tiro de Guerra de Marília.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o 37º BIL já realizou trabalhos de higienização em Araçatuba, Dracena, Lins, Mirassol e São José do Rio Preto.
Operação Covid-19
Em razão dos impactos causados pela Covid-19 na população brasileira, o Ministério da Defesa aprovou, em 18 de março de 2020, a Diretriz Ministerial de Planejamento nº 6/GM/MD, regulando o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para apoio às medidas voltadas para a mitigação das consequências da pandemia.
No Estado de São Paulo, as Forças Armadas integram o Comando Conjunto Sudeste (CCSE), formado pelo Comando do 8º Distrito Naval (Marinha do Brasil), pelo Comando Militar do Sudeste (Exército Brasileiro) e pelo Comando-Geral de Apoio (Força Aérea Brasileira).
O 37º BIL está localizado em Lins (SP) e compõe a Força Anhanguera (11ª Brigada de Infantaria Leve), uma das três Forças Conjuntas do CCSE.