Os carros da frota brasileira são comprados através de consórcio ou leasing através de acordos comerciais entre as marcas e os serviços sociais prestados à comunidade.
No entanto, muitos acabam “morrendo” e esquecidos no tempo, literalmente. Alguns hoje, inclusive, encontram-se em estado deplorável mesmo sendo ainda novos.
Em contrapartida, alguns ícones fizeram fama não só na indústria automobilística nacional , mas também aos principais serviços que eles prestaram à sociedade.
Confira a seguir cinco modelos icônicos que ganharam fama e jamais foram esquecidos, mesmo após de muito tempo.
1 – DODGE DART BOMBEIROS
A prefeitura de Santo André comprou um Dodge Dart De Luxo 1974 e repassou o veículo aos bombeiros da cidade. Entre as participações em ocorrências que repercutiram no país e no mundo, o cupê encarou o incêndio do edifício Joelma.
O Dodge Dart dos bombeiros do ABC ficou na ativa até 1990 e, hoje, faz parte do acervo do Museu do Corpo de Bombeiros .
2 – FIAT FIORINO
Entre os veículos do serviço de entrega expressa nacional Sedex, o Fiat Fiorino é o modelo mais lembrado. Só no final de 2001, a marca vendeu mais de 300 unidades do modelo e 268 do Ducato 15 , outro dos modelos mais comuns na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
3- GALAXIE AMBULÂNCIA
Você viu?
A Ford fez a rara versão perua ambulância logo no lançamento do sedã , em 1969 cujo objetivo era atender seus funcionários. Ela foi vista em competições de Fórmula Ford dos anos 1970 para divulgar os veículos da fábrica e a empresa. Dos três protótipos, um ainda sobrevive.
4 – VERANEIO POLÍCIA
O maior sucesso do utilitário se deu ainda nos anos 70 quando passou a integrar a frota da Polícia Militar e Civil . Na época como era o único veículo desse porte fabricado no Brasil, o temido camburão acabou se tornando um dos símbolos da repressão nos anos da ditadura.
5 – KOMBI ESCOLAR
Ela já serviu a todos os tipos de serviço público no Brasil, mas quem nunca foi para a escola de Kombi ? Versátil e com custo de manutenção acessível, ela foi a queridinhas dos pimpolhos até sair de linha, em 2013.