Marília

Professor da Famema participa de projeto Vale do Genoma no Paraná

Professor da Famema participa de projeto Vale do Genoma no Paraná

Na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, o Governo do Paraná formalizará o lançamento do Ecossistema de Inovação Vale do Genoma, um polo de startups voltado para saúde e genética. Pioneiro no Brasil e no mundo em projeto com a participação do O docente e chefe da disciplina de Genética da FAMEMA, Spencer Luiz Marques Payão.

O projeto será instalado em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, baseado em um modelo de coopetição – conceito organizacional que alia a cooperação à competição, favorecendo o crescimento de segmentos empresariais e profissionais.

Na prática, a iniciativa consiste na estruturação de um ecossistema de inovação inédito de genômica e inteligência artificial aplicada à saúde, com foco na geração de negócios entre startups e outras empresas, contemplando também as áreas da agricultura e agropecuária. O intuito é desenvolver soluções inovadoras, considerando tendências tecnológicas e conhecimento científico, mediante a participação de pesquisadores e membros da comunidade acadêmica.

“Estou participando ativamente da construção e do planejamento estratégico de implantação do Projeto Vale do Genoma, que certamente representará um ecossistema de inovação ímpar não só no Estado do Paraná como no Brasil e no mundo com o intuito da formação de uma ação efetiva e conjunta entre o poder público, iniciativa privada, instituições de pesquisa e comunidade. Venho representando a FAMEMA nessa inserção”, comenta o professor Spencer Payão.

ESTRUTURA

O Vale do Genoma fará parte da estrutura da Cidade dos Lagos, bairro planejado inteligente de Guarapuava, que já conta com campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), além do Hospital Regional de Guarapuava, o Câncer Center e o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec).

O Ecossistema de Inovação Vale do Genoma também terá a constituição de um fundo de investimentos para apoiar o desenvolvimento de startups. Duas empresas já irão aportar o capital inicial para esse fundo, os grupos Repinho e Jacto.

PESQUISAS 

Cerca de 200 pesquisadores e 14 instituições de ensino superior (incluindo a FAMEMA) integram a Rede de Estudos Genômicos do Paraná, posicionando o Estado como uma referência na pesquisa genética. Os pesquisadores desenvolvem metodologias de análise em escala genômica aplicadas ao diagnóstico de doenças genéticas, em especial as doenças oncológicas.

LANÇAMENTO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO VALE DO GENOMA
Data: 21/06/2021
Horário: 16h às 17h30
Link: https://mentto.com.br/vale-do-genoma/transmissao/