Nacional

Tupã decreta luto pela morte do ex-prefeito Manoel Gaspar, 66 anos

Tupã decreta luto pela morte do ex-prefeito Manoel Gaspar, 66 anos

O prefeito de Tupã, Caio Aoqui, anunciou em redes sociais no início desta noite luto oficial na cidade pela morte do ex-prefeito Manoel Gaspar, 66 anos. Ele lutava há quatro anos contra um caso agressivo de câncer
 
Manoel Ferreira de Souza Gaspar nasceu em fevereiro de 1955. Empresário, foi o primeiro cidadão de Tupã a se tornar prefeito da cidade.

Descende de família portuguesa da região de Leiria, era formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas de Tupã (FACCAT), na turma de 1976.

Construiu o Posto de Gasolina na Avenida Marilia, iniciando as atividades do primeiro posto da Rede Vanuire. Participou na fundação do Grupo Unipetro em Tupã, com 20 empresas fornecedoras de óleo diesel, óleos combustíveis, querosene e lubrificantes.

Manoel Gaspar venceu a primeira eleição para prefeitura em 1996 e governou entre 1997 e 2000. Reeleito, cumpriu novo mandato até 2004. Em 2013 voltou à prefeitura.

Deu início a municipalização do ensino em tupã e também construiu as quatro escolas municipais “Professor João Geraldo Iori”, “Governador Mário Covas, Professor Odinir Magnani” e professor Thiago Alves da Silva Leandro”. Construiu o anfiteatro “Cley Alexandre” e incentivou a geração de emprego implantando o 3º distrito industrial, entre outras conquistas.

“É com muita dor e tristeza que acabo de receber a confirmação da morte do prefeito Manoel Gaspar. A cidade perde um dos seus cidadãos mais ilustres. Um homem que dedicou sua vida à cidade e que entra para a história como uma das maiores lideranças que Tupã já teve”, escreveu Caio Aoqui.

Gaspar foi eleito para seu terceiro mandato como prefeito na mesma eleição em Caio foi eleito vereador mais jovem de Tupã. “Com muita humildade e generosidade, me ensinou sobre a política e sobre a vida várias lições que carrego comigo até hoje.”