O Hospital das Clínicas de Marília, uma autarquia do governo do Estado, deve instalar um novo centro de atendimento para Cuidados Paliativos a pacientes com estrutura de dez leitos e uma sala de acolhimento para familiares e convivência.
O investimento, projetado em R$ 190 mil com recursos do Estado inclui computador. impressora com scanner, papel de parede para cinco quartos, TV 50” para sala de convivência, além de reformas para a instalação do novo centro.
A estrutura envolve camas hospitalares, carro maca hospitalar, escadas para uso hospitalar, suporte de soro de chão, mesa para refeição hospitalar, mesa de cabeceira, carro de curativos/utilidades, jogo de sofá para sala convivência, carrinho de emergência c/ desfibrilador e eletrocardiógrafo.
Segundo a superintendente do HC, Paloma Libânio Nunes, o atendimento visa amenizar sintomas de sofrimento e aperfeiçoar a qualidade de vida dos pacientes em tratamentos de doenças irreversíveis.
“Proporcionar um cuidado paliativo não significa deixar de cuidar, mas sim potencializar o tratamento mais adequado frente aos diferentes momentos de uma doença irreversível. A habilitação de uma enfermaria de cuidados paliativos possibilitará uma organização especializada a esse tipo de atendimento”, disse a médica.
Todo serviço será oferecido pelo SUS e vinculado ao departamento de Alta complexidade do hospital. A liberação dos recursos foi anunciada durante visita do deputado estadual Vinícius Camarinha, líder do governo na Assembleia Legislativa.
“Falar em cuidados paliativos não é falar de morte, é falar de vida, enaltecer todo o processo pela busca dela, de sua qualidade e também incluir o momento da nossa morte e o luto daqueles que ficam”, disse o médico assistente da Clínica Médica e interconsultor de Cuidados Paliativos do Complexo HC/Famema, Guilherme da Costa Munhoz.
Vinícius Camarinha disse que o centro traz para a cidade um serviço novo, pioneiro na região e que permite ainda redução de internações prolongadas
“Permite amenizar o sofrimento dos pacientes nos casos terminais, vai oferecer uma assistência multidisciplinar visando o bem estar do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida“, disse o deputado.