A madrugada gelada desta quarta-feira provocou perdas para produtores rurais, reforço de abordagens sociais mas teve sobra de vagas na Casa Cidadã mantida como abrigo na cidade.
A plataforma Climatempo registrou mínima de 1º na madrugada. A previsão da plataforma e do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru é de 4º na madrugada da quinta-feira.
Segundo o instituto, uma forte massa de ar frio polar deixa as temperaturas baixas em todo estado de São Paulo. O céu ficará claro favorecendo a previsão de geadas nas regiões de baixadas, vales e serranas, principalmente no oeste, sul e centro do estado durante a madrugada.
Produtores da região relataram situações de geada com danos em pés de café e outras lavouras. O prejuízo só deverá ser contabilizado com avança das plantas para fase de colheita.
Um produtor de Herculândia divulgou vídeo das folhas de café queimadas pela geada. Assis registrou -1º. Outras cidades apontam mínimas de 0º na madrugada e cidades próximas também registraram geadas. Produtores de hortifrutis também relatam problemas..
Segundo a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, a Casa Cidadão recebeu 26 pessoas para 36 vagas mas projeta aumentar o número.
A casa oferece abrigo, cobertores, refeição, roupas e banho quente para os atendidos. Wania Lombardi disse que todo material em uso é esterilizado.
Ela disse ainda que as rondas estão monitorando a população em situação de rua e não houve aumento nesta condição, mas cresceu volume de informais que trabalhavam nas ruas com venda de produtos e coleta em semáforos, mas retornam para suas casas à noite.