Aço? Vidro? Não! Tem marca que foi até plantar banana para achar materiais exóticos para produzir seus modelos. Confira a seguir cinco dos mais diversos e inusitados elementos já empregados como matéria-prima nos automóveis.
1 – Ouro
O cofre do motor e parte do sistema de escape do McLaren F1 recebeu ouro 24 quilates. Extravagância? Nesse caso não… É que o material é um ótimo condutor térmico e arrefece com facilidade as altas temperaturas.
2 – Fibra de coco
Por ser um produto natural e biodegradável, desde 1994 a Mercedes-Benz usa fibra de coco nos seus veículos comerciais no Brasil, mas em 2010, a Fiat apresentou o Uno Ecology que usava o material nos estofamentos.
3 – Madeira
Fundada em 1910, a Morgan Motor Company desde então tem por princípios a utilização da madeira em seus esportivos, usada para aumentar a rigidez do chassi de alumínio garantindo mais leveza ao conjunto, tudo feito de forma artesanal.
Você viu?
4- Cânhamo
Em 2008, a Lotus mostrou no Salão de Londres o Eco Elise (versão ecológica e 32 kg mais leve à convencional S) que recebeu vários componentes e forrações feitos de cânhamo , fibra derivada da planta que dá origem à maconha.
5- Bananeira
A folha da árvore que dá origem ao fruto foi usada em 2008 como matéria-prima na confecção dos tapetes do crossover Lincoln MKT que além de sustentáveis, são mais resistentes ao calor.