Como parte dessa estratégia complementar aos veículos elétricos e híbridos, a Volkswagen apresentou o modelo 100% elétrico VW e-up! no Uruguai. O país foi escolhido pela marca por oferecer a melhor infraestrutura de e-mobilidade na região.
A América Latina está inserida dentro da estratégia global da VW, que prevê a neutralidade em carbono até 2050 e a eletrificação é um dos pilares para se alcançar esta meta. O VW e-Up! é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca a ser apresentado na região.
A reportagem de iG Carros entrou em contato com a VW, que nos enviou o seguinte posicionamento: ” No momento, não há planos de lançamento do e-Up! no Brasil. O carro foi apresentado no Uruguai, país que já conta com cerca de 95% do território com estações de recarga para carros elétricos”.
Assim, o Brasil sediará e liderará através do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento onde farão estudos de soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes , que utilizam energia limpa, para a combustão e soluções híbridas.
Você viu?
Com o apoio da marca Volkswagen , este centro será totalmente independente no desenvolvimento de tais tecnologias para o Grupo Volkswagen em nível global.
No mercado brasileiro , especificamente falando, a eliminação gradual da produção de veículos à combustão pode demorar ainda mais se considerarmos a Europa (entre 2033 e 2035) como a indisponibilidade de infraestrutura de carregamento, energia renovável e o nível de renda local.
Assim, o uso de biocombustíveis é uma estratégia complementar para ajudar a indústria em mercados emergentes a neutralizar as emissões de carbono. No Brasil , vários argumentos indicam o uso, por exemplo, do etanol.
Mas os estudos e o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil não vai impedir que a VW lance modelos elétricos e híbridos no Brasil. Entre os mais cotados estão a nova geração do Golf GTE , além dos 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz , mais conhecida como Kombi elétrica .