Nacional

Maioria acredita que Bolsonaro 'sabia' de corrupção na Saúde, diz pesquisa

Maioria acredita que Bolsonaro 'sabia' de corrupção na Saúde, diz pesquisa


source

Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas mediu o percentual de pessoas que acreditam que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ‘sabia’ de possíveis irregularidades que haviam no Ministério da Saúde . No total, 55,8% dos brasileiros creem que o chefe do executivo tinha conhecimento de corrupção na pasta.

Entre os que acreditam que o presidente ‘não sabia’ das supostas negociatas, soma-se 28,8% da população. Outros 15,4% dos entrevistados não opinaram.

A pesquisa, de âmbito nacional, ocorre logo após a revelação dos irmãos Miranda sobre possíveis casos de corrupção na pasta da Saúde e os depoimentos na CPI da Covid, onde o cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, Luiz Paulo Dominguetti, revelou que um diretor de Eduardo Pazuello pediu propina para a assinatura de um contrato de negociação de vacinas contra o novo coronavírus.

Após dias sem se manifestar sobre o caso, Bolsonaro admitiu que foi alertado pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) sobre esquemas no Ministério da Saúde, mas alegou que ‘passou o caso à Pazuello ‘. Após abertura de inquérito da Polícia Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) transformou o presidente em investigado pelo crime de prevaricação.


O levantamento entrevistou 2.006 brasileiros entre os dias 5 e 8 de julho. Os participantes integram todas as 27 unidades federativas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.