A fabricante francesa de motocicletas DAB Motors revelou recentemente o novo Concept E – uma moto do segmento roadster de 13,4 cv que será responsável pela primeira incursão da empresa na eletrificação.
O protótipo foi produzido em conjunto com os designers da Outercraft e é alimentado por uma bateria de íon-lítio de 51,8 V – tornando-o acessível àqueles que procuram uma solução de transporte alternativo entre trajetos locais. Até o momento, a fabricante não revelou outros detalhes técnicos.
O Concept-E constitui de peças todas aparafusadas ao invés de soldadas. A suspensão da Öhlins foi feita sob medida, e o sistema de freis veio da Beringer , de alumínio usinado em CNC em cada extremidade.
Projetada com componentes de chassi de fibra de carbono para ajudar a manter o peso baixo, a moto apresenta um visual entre um roadster moderno e a esportividade de uma supermoto.
Pensando também no conforto, para maximizar a potência e minimizar o ruído, os engenheiros da DAB decidiram implantar um sistema de acionamento por correia Gates , que usa polias usinadas em alumínio.
Por ser ainda uma versão conceitual , é sabido que haverá ainda muitas mudanças para o seu aperfeiçoamento até chegar no modelo de produção e, sendo assim, não há previsão e muito menos uma prévia de quanto a moto vai ser comercializada.
Considerando que a versão convencional a gasolina da empresa – a LM-S 500cc – começa em torno de 14.850 libras esterlinas (aproximadamente R$ 105.630 ), a Concept-E deve custar muito mais.