Economia

Empresários pedem, mas governo diz que horário de verão "não traz benefícios"

Empresários pedem, mas governo diz que horário de verão "não traz benefícios"


source

Empresários dos setores de hotelaria, turismo, bares e restaurantes de vários estados estão aderindo ao movimento que pede pela volta do h orário de verão . O movimento começou encabeçado pelo CNTur (Confederação Nacional de Turismo), agora conta com empresários de diversos setores, até o ferrenho apoiador do presidente Jair Bolsonaro , Luciano Hang, da Havan .

Depois da negativa de Bolsonaro , o Ministério de Minas e Energia negou que  medida traga redução no consumo de energia. “Nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário para o período noturno. Não identificamos que a aplicação do horário de verão traga benefícios para a redução da demanda”, diz.

Segundo a Folha de São Paulo, Fabio Aguayo, diretor da CNTur, pretende levar o pedido agora para o Ministério do Turismo.

“Nós acreditamos nisso, e acrescentamos que vai agregar na segurança pública e socialmente com a geração de empregos, principalmente na conscientização da população no momento crítico que vivemos, com recursos hídricos e energéticos”, afirma. ​

Ao decretar o fim do horário de verão, em 2019, Bolsonaro defendeu que não havia economia de energia com a medida historicamente adotada no País e apostou que, sem a ‘hora a mais’, a produtividade do trabalhador aumentaria porque não ter o horário de verão favoreceria o relógio biológico.