Entre os dias 26 e 30 de julho, o professor Beto Nunes, de Vera Cruz, participou no Rio de Janeiro de workshops de Jiu-jitsu brasileiro (BJJ) para crianças e recebeu os instrutores Samuel Kimmel e Cory West, dos Estados Unidos.
Kimmel e West conduzem aulas de jiu-jitsu para crianças na Flórida, na Academia Carlson Gracie de Plant City. No início de 2021, eles passaram a implementar o Programa Pedagógico “Lute com Inteligência” (Fight & Smart), cocriado pelo professor Beto Nunes.
Após uma semana intensa de workshops, na sexta-feira (30), Beto Nunes se reuniu com o Mestre Leão Teixeira, Faixa-Coral 7º grau de Jiu-jitsu brasileiro, e Osmar “Mazinho” Moraes, Faixa-Preta 4º grau de jiu-jitsu brasileiro.
Beto Nunes apresentou o Programa Pedagógico “Lute com inteligência”, particularmente os livros didáticos “Brincando com o Jiu-jitsu”, para crianças de 3-5 anos, e o “Livro do Estudante”, série de livros multidisciplinar para os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2.
O Mestre Leão Teixeira é um dos maiores especialistas do mundo no ensino de jiu-jitsu para crianças. Além de ensinar centenas de crianças em suas escolas, implementou o jiu-jitsu como atividade de Educação Física em duas grandes escolas do Rio, a escola Americana e a Eleva, que possui entre seus patrocinadores o empresário Jorge Paulo Lemann.
Leão Teixeira se disse contente com a qualidade do material inovador do programa “Lute com inteligência”. “Dia de estudo e aprendizado. Estou feliz de ver o primeiro material didático de Jiu-jitsu que atende ao Projeto de Lei 4479”, ele afirmou.
O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) para incluir o jiu-jitsu brasileiro como atividade na grade curricular da disciplina Educação Física no Ensino Fundamental.
Mazinho Moraes afirmou que é “um material sensacional, muito educacional e que com certeza nunca foi visto em nenhum lugar do mundo. O objetivo do Programa ‘Lute com inteligência’ é desenvolver o jiu-jitsu brasileiro na Educação Física escolar. Sem dúvida o material didático atende todas as exigências da BNCC”.
Professor de Jiu-jitsu brasileiro nas escolas públicas do Rio e educador físico concursado há 17 anos, Mazinho está trabalhando com a arte suave na Educação Física de quatro escolas públicas cariocas, além de manter projetos sociais de jiu-jitsu em comunidades da cidade.