Na última quarta-feira (18), a Petrobras ( PETR3 e PETR4 ) anunciou que sua oferta de combustíveis para térmicas está bem maior.
Com essa expansão, em apenas nove meses, a petroleira conseguiu aumentar também a geração termelétrica. Dessa forma, suas usinas passaram a ter uma produção de 2 mil megawatts (MW) para cerca de 8 mil MW.
Em suma, o volume de gás ofertado pela estatal para as termelétricas saiu de 12 milhões para 35 milhões de metros cúbicos por dia. Esse aumento representa uma alta de 19% na produção.
Você viu?
Medidas
De acordo com a Petrobras, o aumento da oferta de combustíveis se deu devido a uma série de medidas adotadas pela empresa com o objetivo de maximizar a oferta de gás natural ao mercado.
Portanto, a medida adotada é a ampliação da capacidade do Terminal de Regaseificação da Baía de Guanabara. Esta passou de 20 milhões para 30 milhões de metros cúbicos por dia.
Além disso, houve também o posicionamento dos dois navios regaseificadores nos Terminais da Bahia (TR-BA) e do Rio de Janeiro. Por último, mas não menos importante, também foi feita a importação de gás natural liquefeito (GNL), chegando a cerca de 14 navios mensais.
Saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.