A bola volta a rolar nos gramados dos estádios varzeanos municipais de Marília a partir deste sábado (21) com a retomada das competições de futebol, ainda sob restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e sem dinheiro público.
A organização, aliás, é de uma entidade que representa as próprias equipes, a ‘Liga dos 20’, que arca com os custos de premiação – troféus e medalhas – e entregará até os uniformes de campeões e vices na temporada 2022. A arbitragem é por conta dos times.
Além de ceder os gramados para a realização das competições, a Prefeitura de Marília definiu um protocolo, via Vigilância Sanitária, para que as competições possam ser realizadas, apesar da pandemia.
RESTRIÇÕES
Entre as medidas determinadas pelo Poder Público estão a inutilização dos vestiários, o distanciamento nos bancos de reservas, a apresentação da carteira de vacinação antes dos jogos e o veto a atletas com sintomas respiratórios.
Ainda segundo o protocolo, não será permitida a presença de público e mesmo da imprensa na cobertura dos jogos. No entanto, apenas dois campos – “Nelson Cabrini” e “Pedro Sola” – tem acesso à arquibancada. Os demais são abertos.
“Flexibilizamos o retorno gradual e consciente dos jogos, porém ainda sem a presença da torcida, evitando a aglomeração de pessoas”, afirmou o médico veterinário Luciano Villela, supervisor da Vigilância Sanitária.
COPA MASTER
O pontapé inicial do varzeano mariliense será pela Copa Master. Todos os jogos começam a partir das 16 horas. Devido à participação de onze equipes, o Azulão da Santa Rita vai folgar neste sábado (21).
A rodada de abertura terá Salvador Salgueiro x Nova Almeida, no “Octávio Simonaio”; Paulistinha x Marília Master, no “Pedro Sola”; Portuguesa x Atlético Mariliense, no “Mineirão”, Parque das Nações x Ocauçu, no “Tatá” e Presidente x Dakota São Carlense, no JK.
As equipes jogam entre si em turno único. Os oito melhores colocados vão para as quartas-de-final. Os quatro primeiros colocados jogam com a vantagem do empate. Nas semifinais, persistindo a igualdade, a vaga à decisão será nos pênaltis.
SUPERCOPA
No domingo (22), começa a disputa da Supercopa da 1ª Divisão. Participam 28 equipes, dividias em duas chaves de 14. Os oito primeiros de cada uma vão para a 2ª fase e os seis eliminados disputarão um ‘mata-mata’ da 2ª Divisão.
Embora rebaixados, estes times terão lugar preferencial na disputa da ‘Segundona’ de 2022, a ser disputada por outras equipes. Já a Supercopa Masters segue com previsão de início para terça (24) ou quarta (25).
É que esta categoria deve ser realizada preferencialmente no período noturno. O problema é que os dois campos escolhidos, que dispõem de iluminação – “Mineirão” e “Pedro Sola” – tiveram a fiação furtada recentemente.
REATIVADOS
Entre os gramados a serem utilizados pelas competições da ‘Liga dos 20’ estão os do Poliesportivo “Yassaburo Sasazaki”, na zona sul e do distrito de Padre Nóbrega, que passaram por algumas melhorias nesta sexta (20).
Ambos estariam sem uso em competições oficiais há cerca de vinte anos, segundo a entidade. Ainda nesta sexta (20), o Marília Atlético Clube (MAC) doou 32 bolas para as disputas da Supercopa da Primeira Divisão.