O projeto Amor de Criança, mantido pela Unimar (Universidade de Marília)em parceria com diversas instituições, vai receber R$ 100 mil do governo do Estado para exames e procedimentos para crianças com necessidades especiais graves.
O projeto assiste crianças com diagnóstico de encefalopatia crônica infantil não progressiva, mais conhecida como paralisia cerebral, que necessitam de uma série de cuidados multidisciplinares.
Além da prestação de serviços multidisciplinar de saúde, o projeto oferece apoio assistencial aos pacientes e seus familiares, com cestas básicas, fraldas, cadeiras de roda, exames de alto custo e leite especial; ainda oferece assessoria e consultoria jurídica gratuita e especializada em proteção aos direitos das crianças e adolescentes.
Em maio de 2016, o projeto recebeu reconhecimento nacional, sendo vencedor do IV Prêmio República de Valorização do MPF (Ministério Público Federal), na categoria Constitucional e Infraconstitucional.
“Esse apoio nos causa emoção, a gente olha as crianças e sabemos das dificuldades e necessidades e não só das crianças, mas também de seus familiares. O momento é de total gratidão ao carinho do deputado Vinicius com o nosso trabalho e as nossas crianças”, disse o médico pediatra e coordenador do projeto, Francisco de Agostinho.
O Amor de Criança conta com o suporte do Ministério Público Federal para a adoção de medidas extrajudiciais e judiciais com o objetivo de garantir o atendimento prioritário às crianças e adolescentes no SUS (Sistema Único de Saúde). A Unesp e a Prefeitura de Marília também participam no projeto.
Criado em 2013, o Amor de Criança conta com atividades desenvolvidas no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), instalado na Unimar. As crianças recebem atendimento de médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas e odontologistas.
O anúncio dos repasses foi feito durante visita do deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB),líder do governo na Assembleia e ex-prefeito deMarília.
“A pedido do médico Francisco de Agostinho, que é o coordenador desse projeto, confirmamos o recurso. O Amor de Criança é um projeto muito importante para as crianças com paralisia cerebral e para os seus familiares”, disse o parlamentar.
Além do coordenador, a superintendente do HBU (Hospital Beneficente da Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis acompanhou a visita.