Dirigir um conversível é uma experiência única que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida, mas também não é um mar de rosas, de rosas ao vento, para ser mais específico.
Para aqueles que nunca tiveram qualquer tipo de experiência com eles antes, é sempre bom pesquisar antes e analisar se realmente é isso o que procura em um modelo desses.
Então, se você está planejando comprá-los e nunca os teve antes, aqui estão algumas coisas básicas que você deve ter em mente.
Aprenda como a capota funciona
Antes de sair e desfilar com a capota abaixada, você precisa saber como ela funciona, manualmente ou eletronicamente. Embora o último sistema funcione de maneira semelhante na maioria dos modelos e se dobre para cima ou para baixo com o pressionar de um botão, as capas manuais podem ser um pouco mais complicadas, especialmente em carros mais antigos. Imagine a mudança repentina do clima e começar a chover o trabalho que você terá para fechar a capota manualmente.
Sempre coloque o cinto de segurança
Você viu?
Além de ser ilegal na maioria das partes do mundo, não usar o cinto de segurança pode ter consequências muito piores sem um teto acima de sua cabeça em caso de acidente. Portanto, certifique-se de que você e seus passageiros sempre colocam o cinto de segurança, mesmo se você estiver dirigindo por curtas distâncias.
Um defletor de vento é obrigatório
Quase todos os conversíveis modernos vêm com este acessório, enquanto outros (como o Audi TT) têm um defletor elétrico incorporado à carroceria, atrás dos bancos. O defletor evita a turbulência do ar dentro da cabine e também reduz o ruído. Caso o veículo não possua, vale a pena investir um dinheiro a mais e adquirir o acessório.
Tenha um par de óculos de sol à mão
Mesmo em um veículo, digamos, convencional, os óculos de sol melhoram a visibilidade quando o sol está forte. Em um conversível, eles também os protegerão de detritos e insetos, especialmente se você dirigir com a capota e as janelas abertas. Apesar de o para-brisa filtrar a maioria deles, ele não oferece proteção total.
Aplique protetor solar e cubra a cabeça
Lembre que a experiência de não aplicar protetor solar pode ser muito negativa podendo provocar algumas queimaduras de sol nas áreas mais sensíveis do corpo como nariz, orelhas e pescoço. Aplique protetor solar em todas as áreas expostas a cada duas horas. Cobrir a cabeça também é uma boa ideia. Um boné bem ajustado ou um chapéu que fique bem preso é uma ideia, mas certifique-se de que ele fique bem ajustado, especialmente se você for mais alto, pois pode ser facilmente levado pelo vento.
Nunca deixe o carro estacionado com a capota abaixada
Além dos ladrões, há as pessoas mal-intencionadas. Seja por inveja ou pura estupidez, eles vão jogar lixo no primeiro conversível que virem, então é melhor prevenir do que remediar. Ao for estacionar, mesmo que por um curto período, feche a capota. Além disso, se o carro tiver bancos de couro, a exposição direta ao sol, fará com que você não consiga sentar de tão quentes que vão estar. Por outro lado, o tempo pode mudar e pode começar a chover. Isso pode causar sérios danos ao interior e aos componentes eletrônicos.