A enfermeira e professora universitária Mariana Carolina Vastag Ribeiro Oliveira, de Marília, foi nomeada para integrar um grupo de trabalho do Coren-SP, o conselho Regional da categoria, para pesquisa, acompanhamento e cuidados de saúde mental dos profissionais.
O projeto é uma extensão de um trabalho iniciado em 2020 para acompanhamento dos profissionais durante a epidemia de Covid-19 e a formação do grupo aprofunda as pesquisas e intervenções da equipe.
Mariana, que atua na Unoeste, em Presidente Prudente, é mestre com especialização em saúde mental e já havia participado da primeira fase do estudo.
O trabalho deve incentivar oficinas de capacitação e autodesenvolvimento profissional. O grupo é formado por sete profissionais e coordenado por Maria do Perpétuo Socorro Souza Nobre.
Mariana Vastag será representante do interior do Estado no grupo que vai oferecer orientação sobre procedimentos preventivos nas práticas cotidianas dos profissionais.
A pesquisa realizada em 2020 teve participação de 13.587 profissionais e revelou que 87% dos profissionais que tiveram contato com pacientes apresentaram sinais de Burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.
O estudo mostrou também que 58% disseram ter sentido ansiedade leve, moderada ou severa; e 93% manifestaram o medo de contrair a doença e transmiti-la para familiares e amigos.