A tempestade de sexta-feira no Oeste Paulista ainda deixa marcas e dramas em diversos municípios e situações que devem repercutir durante a semana. Pompéia, Araçatuba e Presidente Prudente, cidades que enfrentaram prejuízos e até mortes, ainda trabalham na recuperação.
Em Pompéia moradores do Jardim América relataram 30 horas sem fornecimento de energia após a ventania que provocou danos em cabos, em situações como um telhado metálico lançado sobre a rede.
Segundo os moradores, até a noite de sábado o problema não havia sido resolvido. A Defesa Civil isolou um ponto de rua onde cabo de alta tensão caiu.
AULAS EM PRUDENTE
A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente anunciou a suspensão das aulas presenciais na segunda-feira para avaliação e recuperação de unidades. Serão vistoriadas as 65 unidades de ensino do município. As aulas continuarão normalmente, de forma remota, por meio das plataformas virtuais.
A Defesa Civil registrou 164 ocorrências decorrentes da tempestade, envolvendo, principalmente, quedas de árvores e destelhamentos de residências e outros tipos de edificações.
Pelo menos três pessoas sofreram ferimentos leves nas ocorrências, oito ficaram desabrigadas e foram acolhidas por serviços públicos e 14 desalojados receberem apoio de familiares. Quatro casas foram interditadas.
SANTO ANTONIO DO ARACANGUÁ
Três pessoas que trabalhavam na contenção de um incêndio em Santo Antonio do Araranguá (38km de Araçatuba) morreram depois que a ventania e onda de poeira alastraram o fogo e as vítimas acabaram cercadas.
Eles integravam equipe que combatia uma queimada iniciada pouco antes da ventania. As equipes relatam que trabalhadores ficaram perdidos em meio à nuvem de poeira e fumaça. Houve mais feridos.
O agricultor Genival Miguel de Mello, 63 anos, que estava em um trator, além dos brigadistas Gilson Marques de Souza, 55 anos, e Valdeilson da Conceição Santos, de 32, que atuavam com um caminhão pipa morreram no local. O incêndio provocou ainda a morte de pelo menos 80 animais da propriedade. A polícia Civil fez perícia no local.