A Mercedes-Benz apresentou o caminhão Arocs na versão Basculante 8×4 , modelo que tem como público alvo as mineradoras e construtoras.
Segundo a marca alemã, esta opção única disponibilizada para o Brasil – na Alemanha desde cavalo mecânico 4×2 até chassi rígido 8×8 – tem capacidade de transporte para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração. Além disso, permite transportar de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.
Quanto à motorização, o Arocs 8×4 está equipado com um propulsor MB OM 460 LA de 13 litros, que rende 510 cv de potência a 1.800 rpm e um torque de 244,73 kgfm de torque logo nas 1.100 rpm. Associado ao motor, está uma transmissão automatizada Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas .
A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade de carga e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção.
As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road , com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores.
Curioso é que o tanque de diesel tem nada menos que 400 litros de capacidade. Além disso, por dentro o Mercedes Arocs 8×4 conta com rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX. O modelo está disponível por R$ 1.100.000.