O atual chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Esteves Colnago, aceitou assumir a função de secretário de Orçamento da pasta. Bruno Funchal pediu exoneração do cargo na última quinta-feira (21), após o ministro Paulo Guedes pedir ‘licença’ para furar a regra do teto de gastos com o Auxílio Brasil.
Colnago era apontado desde ontem como o sucessor natural de Funchal. Ele já vinha sendo o principal interlocutor da Economia com o Congresso. Agora, caberá a ele escolher quem deverá ser o novo secretário do Tesouro Nacional, cargo antes ocupado por Jeferson Bittencourt, que também pediu demissão.
Vale lembrar que Esteves Colnago já havia sido convidado no passado para ocupar a Secretaria Especial de Fazenda, que mudou de nome para Tesouro e Orçamento depois que Waldery Rodrigues foi exonerado. Na época, ele não aceitou.
Segundo a CNN Brasil, a equipe de Guedes ressalta que Colnago deve manter as premissas do governo e trabalhar por reformas que possam atenuar o impacto das notícias dos últimos dias, como o furo do teto para bancar o novo programa de R$ 400.