Economia

Vendas de veículos zero km têm pior outubro nos últimos cinco anos

Vendas de veículos zero km têm pior outubro nos últimos cinco anos


source

As vendas de veículos novos registraram o pior outubro nos últimos cinco anos. Ao todo, 162,4 mil unidades foram vendidas no mês passado, o que representa uma queda de 24,5% em relação ao mesmo período de 2020. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (4), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O volume foi o pior resultado para o mês de outubro desde 2016, quando foram vendidos menos de 160 mil veículos, entre carros de passeio, utilitários leves (como picapes e vans), caminhões e ônibus. Ainda assim, apresentou um crescimento de 4,7% em relação a setembro deste ano, considerado o pior mês para as vendas. Na ocasião, o país conseguiu emplacar 155,08 mil unidades.

No acumulado desde o início de 2021, as vendas de veículos zero km chegaram a 1,74 milhões – 9,5% a mais do que nos dez primeiros meses de 2020, quando o mercado foi mais atingido pela pandemia de Covid-19. A Fiat lidera essas vendas, com 22,5%. Em seguida, aparecem a Volkswagen, com 15,6%, General Motors (11,1%) e Hyundai (9,45%).

A queda no número de veículos vendidos é causada pela baixa oferta disponível nas concessionárias. A falta de componentes eletrônicos, por causa da crise global dos semicondutores, continua a atrapalhar a indústria automobilística, que têm que parar suas produções. Por conta disso, a Fenabrave não destarca a possibilidade de um pequeno recuo de 1% nas vendas até o final de 2021.