A região conhecida como The Sphinx (em português, “a esfinge”), que fica na Escócia, perdeu totalmente o gelo centenário que cobria a montanha Braeriach na cordilheira de Cairngorms, na Escócia. A camada de neve desapareceu completamente, conforme constatou o pesquisador Iain Cameron, especialista na história daquela região, e que foi registrado no livro “The Vanishing Ice”.
Ele estudou a região por mais de 25 anos e disse que, durante os últimos 170 anos ou mais, ocorreram outros derretimentos como em 1933, 1959, 1996, 2003, 2006, 2017 e 2018, e que, antes do primeiro caso, a camada permanecia intacta por pelo menos desde 1700. Dessa vez, o mais assustador é que sobrou apenas um pequeno trecho.
“O grande desafio é que isso está acontecendo com mais frequência”, afirmou. “O clima cada vez mais quente devido às mudanças climáticas parece ser a explicação mais lógica (…) O que estamos vendo nas pesquisas são manchas menores e menos neve. Está caindo menos neve agora no inverno do que nos anos 1980 e mesmo nos anos 1990”, declarou em entrevista à BBC escocesa.
A região The Sphinx foi batizada com este nome em homenagem a uma rota de escalada próxima dali e é tradicionalmente conhecida como a neve “mais durável” do Reino Unido. A gelo tem se acumulado cada vez com menos frequência desde os anos 1980, de acordo com a própria pesquisa de Cameron, encomendada no ano passado pela Autoridade do Parque Nacional de Cairngorms. Os resultados sugerem que, na década de 2080, pode haver pouca ou nenhuma neve nas montanhas.