Economia

Centrão teme efeitos de uma transparência no orçamento secreto, afirma colunista

Centrão teme efeitos de uma transparência no orçamento secreto, afirma colunista


source

Líderes do Centrão temem os efeitos da possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) impor uma transparência no chamado “orçamento secreto” – como ficaram conhecidas as verbas destinadas às emendas de relator. A informação é do colunista do G1 , Gerson Camarotti. Atualmente, não há transparência na liberação dessas emendas.

O STF decide na próxima quarta-feira (10) se mantém ou não a decisão da ministra Rosa Weber em suspender a execução das emendas de relator no Orçamento . No mesmo dia, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve julgar se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criou um orçamento secreto em troca de apoio parlamentar no Congresso Nacional .

O Centrão acredita que as revelações de quanto ganhou cada deputado com as emendas poderiam causar um atrito entre os parlamentares. “Como explicar que um deputado ganhou R$ 50 milhões em emendas e outro parlamentar do mesmo partido e do mesmo estado só recebeu R$ 5 milhões?”, questionou um parlamentar do Centrão ao G1. “Isso vai dar uma confusão danada”, completou.