Esportes

FPF ‘estica’ 2ª fase e MAC pode fazer até 5 dérbis contra Noroeste em 2022

FPF ‘estica’ 2ª fase e MAC pode fazer até 5 dérbis contra Noroeste em 2022

Uma das principais rivalidades do futebol do interior paulista, o dérbi entre Marília e Noroeste pode acontecer até cinco vezes em um mesmo campeonato organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

O fato, ainda inédito, pode ser favorecido pela mudança no regulamento do Campeonato Paulista da Série A3 de 2022. O Conselho Arbitral, com representantes de todos os clubes, ocorreu nesta quinta (11), na sede da FPF, em São Paulo.

A exemplo deste ano, os times devem se enfrentar apenas uma vez na primeira fase – em Bauru (SP) ou Marília. Caso se classifiquem entre os oito melhores, podem acabar no mesmo grupo na 2ª fase.

Nesta etapa, os quatro times de cada chave jogarão entre si, em turno e returno. Ou seja, o dérbi ocorreria mais duas vezes. Se forem os dois primeiros colocados, Marília e Noroeste irão para o mata-mata da semifinal.

Nesta altura do campeonato, os times farão jogos de ida e volta, a exemplo da decisão, na qual MAC e Noroeste poderão chegar, com direito a acesso de ambos para o Paulista da Série A2 da temporada de 2023.

Os dois rivais terão a companhia de outros 14 times na A3 de 2022. As novidades são o Sertãozinho e o EC São Bernardo, que caíram da A2 e o União Suzano e a Matonense, que subiram do Paulista Sub-23.

Os demais são Bandeirante de Birigui (SP), Barretos, Capivariano, Comercial, Desportivo Brasil, Nacional, Olímpia, Rio Preto, São José e Votuporanguense. O início será em 30 de janeiro e a finalíssima em 22 de maio.

RETROSPECTO

Marília e Noroeste ficaram no 1 a 1, no último confronto entre ambos, dia 22 de maio, no Abreuzão, pela 14ª e penúltima rodada do Paulista da Série A3. Em 88 jogos, o Marília venceu 30, perdeu 34 e empatou 24.