Marília

Começa plantio de árvores no corredor verde entre Marília e Vera Cruz

Começa plantio de árvores no corredor verde entre Marília e Vera Cruz

Nesta sexta-feira, dia 12, equipes de Marília e Vera Cruz iniciaram o plantio da primeira fase do corredor verde que permitirá a recuperação da vegetação nativa regional, e servirá como espaço para o desenvolvimento do ecociclismo entre as cidades.

A ação intermunicipal tem como objetivo recuperar a vegetação nativa regional, criando um corredor verde que interligará as cidades, servindo para prática de ecociclismo e abrigará a avifauna regional.

As primeiras 50 unidades foram plantadas na divisa dos municípios, em um trecho de 250 metros, com arborização em ambos os lados da estrada de terra que interliga Vera Cruz a Lácio, distrito de Marília.

Foto Noticia Principal Grande

O projeto faz parte do cronograma ambiental do Programa Município Verde Azul e será uma ação contínua ao longo dos próximos quatro anos, quando então será concluído o plantio.

Segundo Leandro Silva Rodrigues, Interlocutor PMVA-Marília, esta ação demonstra a importância do programa estadual, onde, além de solicitar mudanças dentro dos municípios, ainda requer ações conjuntas intermunicipais, recuperando e preservando o meio ambiente, apresentando mudanças significativas na qualidade de vida regional.

“O Programa Município Verde Azul tem nos apresentado caminhos simples, porém, eficazes na maneira de cuidar do nosso meio ambiente. Nada de projetos complexos, impossíveis de serem implantados. Neste caso, por exemplo, estamos criando um corredor verde com árvores frutíferas nativas, que permitirá a prática do ecociclismo em um trecho sombreado, e ainda atrairá pássaros para se alimentarem e se abrigarem no local”, afirmou o interlocutor.

Simone Brichi Parolim Macanham destaca a importância da ação para o meio ambiente regional. “Encontramos uma região degrada, com muitos resíduos descartados clandestinamente e marcas de queimadas em vários pontos. Sabemos das dificuldades que enfrentaremos, mas temos o apoio não só de ambas as cidades, mas de vários ciclistas que já nos procuraram para saber como ajudar nos cuidados com este plantio.”

A equipe do Programa Município Verde Azul de Marília é constituída pelo Gestor Ambiental Cassiano Rodrigues Leite, tendo como interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham. Vera Cruz é representada pelos interlocutores Matheus Guerreiro Catasse e Vanessa Mendonça Marini Silva.

Monitorados pela professora de Ciência e Práticas Experimentais, Rejane Monteiro de Pinho, alunos da Escola Estadual Castro Alves, de Vera Cruz, também participaram da ação, onde oportunamente receberam instruções sobre a importância e benefícios da arborização em ambiente urbano.