Marília

Jornal esportivo da Argentina destaca trabalho científico desenvolvido na Famema

Jornal esportivo da Argentina destaca trabalho científico desenvolvido na Famema

Reportagem do jornal argentino Olé, publicada no dia 25 de novembro, destaca trabalho científico desenvolvido na Famema (Faculdade de Medicina de Marília) em 2020 com análise científica de condições semelhantes entre as pernas dos jogadores brasileiros Garrincha e Neymar.

O trabalho foi desenvolvido quando Fabrício Luz Cardoso e Enrico de Losso Seneme, formados no curso de Medicina na FAMEMA em 2020, ainda eram acadêmicos. Também participam os docentes da FAMEMA: Marcos Vinícius Muriano da Silva, Marcos Henrique Ferreira Laraya, José Antônio Galbiatti e Ricardo Hideki Yanasse.

A areportagem “La tuvo Garrincha y la tiene Neymar: ¿es habitual la deformidad en las rodillas de los cracks?” desenvolvida pelo jornalista argentino Ignacio Sasson foi publicada na Olé Internacional com base no trabalho científico publicado na revista Acta Ortopédica Brasileira, com o título de “DAS PERNAS DE GARRINCHA ÀS DE NEYMAR: OS GENU VARUM E VALGUM NO FUTEBOL. PANORAMA HISTÓRICO E ATUALIZAÇÃO”.

De acordo com o estudo, “a presença de anormalidades no alinhamento dos joelhos (geno varo e geno valgo) é extremamente comum no futebol. Seu aparecimento pode ocorrer quando os jogadores estão nas categorias de base e se perpetuar durante a carreira profissional.

As consequências de anos de prática esportiva em alto nível em jogadores com geno varo/geno valgo podem ser deletérias aos joelhos. A partir da observação de jogos de futebol do presente e do passado, os autores do artigo notaram que grandes nomes brasileiros deste esporte foram ou são acometidos pelo desalinhamento dos joelhos: Garrincha – o mais famoso, Leandro, Dunga, Romário, Rivaldo e Neymar. O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre o esporte de alto rendimento e o desenvolvimento dessas deformidades ortopédicas, servindo como ferramenta de atualização da subespecialidade traumato-ortopédica do joelho”.

Na reportagem do Diário Olé, o mais importante jornal esportivo da Argentina,  o jornalista cita a Faculdade de Medicina de Marília localizada no Estado de São Paulo, e entrevista o Dr. Fabrício Luz Cardoso e outros médicos ligados ao futebol, como o Dr. Ricardo Denari da AFA – Associação de Futebol Argentina e o Dr. Héctor Salamone, Chefe do Serviço de Traumatologia do Hospital Milstein de Buenos Aires.

Veja a reportagem na íntegra