Marília

Feliz 2025 – Câmara vota dia 29 ampliação do número de vereadores em Marília

Feliz 2025 – Câmara vota dia 29 ampliação do número de vereadores em Marília

A Câmara de Marília marcou para o dia 29 de dezembro, às 8h, uma sessão extraordinária que vai votar quatro projetos, incluindo alteração na Lei Orgânica da cidade para aumentar o número de vereadores na cidade: de 13 passarão a 17 a partir do próximo mandato, a ser iniciado em 2025.

O projeto já foi discutido e votado no dia 13. Aprovado pela maioria – apenas os vereadores Eduardo Nascimento, Agente Júnior Fefin e Evandro Galete votaram contra – mas por se tratar de mudança na Lei Orgânica depende de segunda votação com intervalo mínimo de dez dias.

A ampliação do número de vagas cria diferentes impactos na cidade: ampliar as chances de eleição ou reeleição de candidatos; aumento de custos com subsídios mensais de mais quatro vereadores, contratação de mais 12 assessores comissionados – por nomeação política, sem concurso – com três para cada vereador.

O aumento das vagas foi apresentado com um pacote de medidas polêmicas votados em prazo recorde e aprovado para aumentar salários do prefeito, secretários, vereadores e comissionados da Câmara, além de criar as novas vagas e mais cargos de assessores nomeados.

O Trem da Alegria na Câmara provocou até uma nota pública das lideranças de Lojas Maçônicas na cidade contra as medidas. Um levantamento da ONG Matra aponta custo anual de R$ 18 milhões por mandato a partir da próxima legislatura.

A sessão extraordinária vai votar também mudanças na proposta de orçamento da prefeitura para ampliar em R$ 2,1 milhão os recursos da Câmara para 2022 como forma de adequar repasses para custos que envolve os novos assessores e salários.