A descoberta de uma ninhada de ovos de dinossauro terópode encontrada em Presidente Prudente pelo paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, divulgada na última semana de 2021 está repercutindo internacionalmente. O segundo jornal britânico mais popular do Reino Unido, o DaiyMail, publicou no último dia do ano uma matéria especial em sua página de ciência e tecnologia, divulgando a descoberta.
O material fossilizado é do período Cretáceo Superior e tem entre 60 milhões e 80 milhões de anos. Pelo tamanho e pelo formato dos ovos dá para estimar que era uma espécie de dinossauro carnívora de pequeno porte, conforme o paleontólogo.
A primeira ocorrência de ovos fossilizados encontrados no sítio paleontológico do Parque dos Girassóis, em Presidente Prudente, aconteceu em 2020, e eram ovos de crocodilos. Já os ovos encontrados em 2021 não são associados a crocodilomorfos, mas sim a alguma espécie de dinossauro terópode, ou seja, carnívoro.
Enquanto os ovos de crocodilos têm dimensões entre 6 centímetros por 3,5 centímetros, os ovos de dino carnívoro medem em torno de 12 a 13 centímetros de comprimento por 6 a 7 centímetros de largura.
“Esse é um dado interessante. Quem sabe se em um desses cinco ovos a gente tenha um embrião fossilizado. Seria super bacana, algo inédito pro Brasil”, destaca Nava.
A reportagem do DailyMail está disponível pelo link: