Marília

HC de Marília amplia número de leitos para atendimento a casos de Covid

HC de Marília amplia número de leitos para atendimento a casos de Covid

O Hospital das Clínicas de Marília anunciou nesta terça-feira que vai aumentar o número de leitos Covid, conforme pactuação entre o DRS-IX (Departamento Regional de Saúde de Marília) e os municípios. A partir da quarta-feira, dia 19, o número de leitos na UTI passa de 20 a 32.

Já ampliou nesta terça o número de leitos de Enfermaria COVID-19 no HC Materno Infantil, de seis para oito leitos de enfermaria pediátrica e de dois para seis leitos de enfermaria adulto destinados às gestantes e/ou puérperas. Para momento, a UTI Pediátrica/Neonatal COVID-19 permanecerá com dois leitos.

A medida acompanha aumento da taxa de ocupação, que na segunda-feira ficou próxima a 100% em todas as vagas do SUS. O Hospital havia assumido compromisso de ampliar a oferta se atingisse 80% de ocupação.

“As novas vagas serão destinadas apenas ao tratamento de pacientes confirmados da referida patologia, conforme critérios de admissão descritos no Protocolo Clínico HCFAMEMA para Manejo da COVID-19 em Alta Complexidade”, diz o hospital.

O comunicado lembra ainda que op HC segue como principal referência regional para os casos de antígeno e RT-PCR positivos da COVID-19 para DRS-IX Marília, incluindo as microrregiões de Assis, Ourinhos e Marília (com exceção do município de Marília, que também deve dispor de leitos de UTI Adulto COVID-19 para seus munícipes).

Para as microrregiões Tupã e Adamantina, a referência primária para casos graves de COVID-19 permanece a Santa Casa de Tupã, que conta com 10 leitos de UTI COVID.

“O HCFAMEMA sempre honrou o seu compromisso com a população e desta vez não foi diferente. Assim que atingimos a nossa capacidade de atendimento na UTI HC ADULTO, bem como nas enfermarias adulto e pediátrica no HC Materno Infantil, solicitamos a ampliação dos leitos UTI no HC ADULTO”, conta a Superintendente do HCFAMEMA, Paloma Libanio.