Nacional

Viajar com Pet para fora do Brasil exige prazo dpara liberar documento

Viajar com Pet para fora do Brasil exige prazo dpara liberar documento

Neste período de férias e viagens, quem for viajar com seu cão ou gato para fora do País precisa ficar atento para a documentação necessária. Os viajantes devem ficar atentos aos prazos, pois é preciso solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento que comprova a boa condição sanitária do animal para ingressar em outro país.

Em algumas unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), órgão do ministério responsável pela liberação, pode haver alta demanda de solicitações, principalmente durante o período de férias e feriados prolongados. Em 2021, por exemplo, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a emissão de 3.884 CVIs apenas de forma presencial, fora os pedidos on-line. Ingressaram no Brasil 6.051 pets no terminal de passageiros 3, que concentra grande parte dos voos internacionais.

Em função do grande volume, a solicitação de agendamento para análise da documentação e emissão do CVI presencial deve ser feita com mais de 30 dias de antecedência, para garantir uma vaga na fila, evitando imprevistos que impeçam o embarque do animal. Outra informação relevante é que há prazos exigidos pelos países em relação ao tempo de vacinação antes da viagem. Ou seja, vacinar no dia pode não resolver.