O Hospital das Clínicas de Marília, referência em atendimento para casos de Covid em toda a região, registra dias seguidos com fila de espera por leitos de UTI e enfermaria.
Na manhã desta segunda, havia 35 pacientes – 20 para enfermaria e 15 para a UTI – na fila do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
É um número em evolução. No domingo havia 23 pessoas na fila – 13 para enfermaria e dez para UTI -.
As informações estão em boletim divulgado pela direção do hospital com alerta para que a população reforce as medidas de prevenção e controle contra a epidemia.
“Essa situação já foi pior. Mas não vamos deixar chegar naquele caos que passamos”, diz uma mensagem da superintendente, a médica Paloma Libanio.
Não é um problema da cidade. Como referência regional, o hospital recebe pacientes de diversos municípios, inclusive em casos de redução na oferta de vagas em outros locais, como ocorreu em Ourinhos.
O documento mostra que o HC registrava na manhã de hoje 32 pacientes de 17 cidades na UTI, dos quais 26 com testes positivos e seis casos suspeitos. Marília e Assis com quatro pacientes cada e Garça com três pessoas, foram as cidades com maior número de internados.
E o quadro de ocupação no HC não é caso isolado. O último levantamento da Saúde, divulgado no dia 21, mostrava 93,7% de ocupação geral de UTIs do SUS na cidade.