Marília

Hospital das Clínicas centraliza local para exames de diagnóstico 24 horas por dia

Hospital das Clínicas centraliza local para exames de diagnóstico 24 horas por dia

Os pacientes atendidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HC/FAMEMA vão poder requerer exames de imagem, diagnósticos e procedimentos 24 horas por dia em um local único. O espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (28). O espaço recebeu o nome do Dr. Rubens Augusto Brazil Silvado”, falecido em 2008.

O Espaço de Diagnósticos e Procedimentos “Dr. Rubens Augusto Brazil Silvado” atenderá os Serviços de imagem e Procedimentos de Diagnósticos e Terapêuticos atendendo as especialidades de gastroenterologia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço, cirurgia torácica e urologia. Dentre os procedimentos estão a endoscopia, colonoscopia, nasofibroscopia, laringoscopia, gastrostomia, dilatação de esôfago, broncoscopia, implante de cateter de duplo J, citoscopia e retirada, entre outros procedimentos.

Dr. Rubens Silvado trabalhou 34 anos na Famema e no HC. Ele faleceu em 26 de setembro de 2008. Ele era professor da disciplina de gastroenterologia, e também do diretor da Pós-Graduação da Famema. Ele foi vítima de câncer de próstata aos 66 anos.

Natural de Niterói, Rio de Janeiro, Rubens Silvado formou-se médico em 1970, na Universidade Gama Filho, especializou-se em Cirurgia do Sistema Digestório, e recebeu o título de doutor em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Rubens Silvado veio a Marília em 1971, quando o saudoso médico Akira Nakadaira fazia os primeiros exames de endoscopia da América Latina.

Passou um período no Japão na especialização em Detecção Precoce e Tratamento do Câncer Gástrico, na Nihon University, em Tóquio.

Na sua trajetória até chegar à Direção de Pós-Graduação da Famema, o médico foi preceptor de residentes, chefe da disciplina de Clínica Cirúrgica e Diretor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas.

Além de diretor, Rubens Silvado foi chefe da disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório no extinto Departamento de Cirurgia da Famema.