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O pai do Fusca também criou um tanque de guerra

O pai do Fusca também criou um tanque de guerra


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Motor Show

O VW Fusca é um dos projetos mais conhecidos do engenheiro austríaco Ferdinand Porsche. Mas durante a Segunda Guerra Mundial, alguns anos antes do surgimento dos esportivos que levam o seu sobrenome, a empresa que ele fundou projetou uma série de veículos militares. E um dos modelos mais raros foi um tanque de guerra (ou carro de combate, no jargão do Exército Brasileiro). Conheça a história do VK 45.01 (P).

O VK 45.01 (P) foi um modelo desenvolvido pela Porsche em 1942 a partir de um pedido do exército alemão para a criação de um novo carro de combate.

Com peso de 60 toneladas e projetado para receber o canhão alemão de 88 mm, o modelo era cheio de inovações para a época: usava dois motores V-10 refrigerados a ar de 310 cv cada, mas que serviam apenas para colocar em funcionamento os geradores de energia os dois propulsores elétricos. Esses sim, responsáveis por fazer girar as esteiras do blindado.

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Apesar de avançado, o tanque da Porsche foi considerado caro e complexo demais para construir e operar, além de o seu desempenho ter ficado abaixo das expectativas. Em seu lugar, o exército decidiu adotar, em julho de 1942, um projeto da empresa Henschel que viria a se tornar o famoso (e temido) Tiger I.

Mas mesmo antes de perder o contrato a Porsche já havia encomendado a produção de 100 unidades do seu tanque. Como em tempos de guerra nada se perde e pelo fato de o projeto já estar em estágio bem adiantado, os militares decidiram ceder e autorizaram a construção do veículo.

Apenas um exemplar ficou pronto como o carro de combate original e foi enviado para enfrentar os soviéticos, em meados de 1944. Outros 90 chassis do VK 45.01 foram reprojetados como um novo tipo de blindado , equipado com uma versão mais potente do canhão alemão de 88mm.

Rebatizado como Ferdinand, combateu até o fim da Segunda Guerra Mundial . Poderoso, podia destruir os carros de combate inimigos a uma distância de mais de 3 quilômetros. Mas o conjunto motriz era um verdadeiro terror para as equipes de manutenção. Atualmente, dois exemplares do tanque da Porsche estão expostos em museus dos Estados Unidos e da Rússia.

Fonte: IG CARROS