Veículos

Andamos no novo Volvo C40, que é o início de uma era eletrizante

Andamos no novo Volvo C40, que é o início de uma era eletrizante


source

Viemos para a Cidade do México para acompanhar o lançamento do inédito Volvo C40 Recharge, ao lado da imprensa brasileira e de todas as outras de países influentes da América Latina. O crossover é o primeiro carro da marca pensado a partir de um projeto totalmente elétrico, além de servir de exemplo para futuros lançamentos da marca sueca.

O Volvo C40 acaba de chegar às concessionárias do Brasil por R$ 419.950, oferecendo como destaques a autonomia de 440 km, baterias de 78 kWh, motores elétricos que tracionam as quatro rodas por meio de seus 408 cv e 67,3 kgfm combinados, podendo ir de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.

Tudo isso em conjunto com aprimoramentos no sistema de recarga, que leva 40 minutos recarga rápida e 8 horas em carregamento caseiro. Fora toda a sua tecnologia embarcada , que utiliza o pacote completo da Google para uma total integração entre inteligência artificial e comando do veículo.

Outro destaque do C40 Recharge é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, otimiza o conforto em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.

Assim como os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados. O novo revestimento é feito a partir de um plástico tricotado , um material à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado.

O Volvo C40 Recharge oferece diversos recursos de assistências à condução, como a câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática , auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. Conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety , que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Além disso, a marca oferece o Volvo On Call , um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h e auxílio de emergência. Esse sistema permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, entre outros.

Impressões

Diferente de qualquer outros carros que já andei, o XC40 Recharge não tem botão para ligar o veículo, tampouco freio de estacionamento. Basta abrir a porta, se acomodar no banco do motorista com a chave no bolso, colocar a alavanca de câmbio no ‘D’ e sair guiando.

Leia Também

Leia Também

Um dos destaques está no One Pedal Drive , um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal . Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

A ergonomia é muito boa, tanto para o motorista , quanto para o passageiro. Além da disposição favorável dos equipamentos e da boa posição ao volante, trata-se de um dos carros que mais tem recursos, com a menor quantidade de comandos para que se possa utilizá-los.

O espaço interno também é muito bom, quando consideramos o seu porte compacto. A única ressalva que eu poderia fazer é o túnel central elevado na fileira de trás, que compromete o espaço para as pernas do ocupante do meio. Apesar disso, mesmo com uma terceira pessoa a bordo atrás, sobra espaço para as pernas dos ocupantes das laterais.

Apesar de sentirmos o peso do carro — que é considerável (2.207 kg) — quando está em movimento, a dirigibilidade é equilibrada e confortável. Tem ótimo contato com o solo e todas as condições da pista são transmitidas ao motorista.

A aceleração é brutal, mas em momento algum o carro ameaçou fugir do controle. Desse modo, o C40 é dócil e previsível . Deve-se apenas tomar cuidado com a velocidade em que se está, uma vez que o o carro quase não faz barulho.

Ficha Técnica

Volvo C40 Recharge

Preço: a partir de R$ 419.950 Motor: dois elétricos, um em cada eixo, tração integral Potência: 408 cv Torque: 33,6 kgfm Transmissão: Automática Freios: discos ventilados (dianteira), disco sólido (traseira) Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira) Dimensões: 4,43 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,58 m de altura e 2,70 m de entre-eixos Porta-malas: 413 litros Vel. Máx: 180 km/h 0 a 100 km/h: 4,7 segundos

Fonte: IG CARROS