O Hospital das Clínicas de Marília inaugurou no sábado o Jardim Memorial, um espaço que recebeu plantio de mudas e uma placa para lembra esforços da linha de frente da saúde no enfrentamento à epidemia de Covid-19. A placa faz ainda uma homenagem às vítimas da doença.
O memorial foi o principal ato para lembrar dois anos do atendimento do primeiro paciente com Covid no hospital, no dia 18 de março de 2020: um homem de 75 anos, transferido da cidade de Quatá.
“Com comprometimento das vias respiratórias, falta de ar intensa, febre e tosse há mais de uma semana. Os sintomas eram claros e indicavam a chegada do vírus à região”, destaca o hospital.
O HC promoveu desde então pelo menos 5.500l atendimentos na ala Covid, dos quais 2.500 foram confirmados e 452 pacientes faleceram.
Além de inaugurar o espaço, o hospital lançou também a exposição “Olhares da linha de frente – Retratos da Pandemia” com fotografias registradas pelos próprios colaboradores da instituição.
A mostra será itinerante e vai percorrer diferente4s pontos de exibição na cidade com 20 imagens em painéis. “As fotos possuem estilo amador e foram impressas sem tratamento para transmitirem a real realidade durante os períodos mais críticos.”
A exposição é gratuita. Na segunda-feira (21) as fotos serão expostas no HC Adulto, seguindo cronograma que passa pelo Ambulatório HC III (22), Hemocentro (23), HC Materno Infantil (24), CAPS (25) e Marília Shopping (dias 26 e 27/03).