O deputado estadual e ex-prefeito de Marília Vinicius Camarinha, líder do governo na Assembleia Legislativa, anunciou nesta quarta sua transferência para o PSDB. Vinicius deixa uma longa história de filiação ao PSB – iniciada em 2002 – para acompanhar o governador João Doria, virtual candidato do PSDB à presidência, e o vice-governador Rodrigo Garcia, que deve ser candidato ao governo do Estado.
Vinícius passa a ser colega de partido também do prefeito Daniel Alonso, apesar de os dois manterem uma forte rivalidade politica desde 2012. Eles se enfrentaram na eleição daquele ano – Vinicius venceu e virou prefeito – e na de 2016 – foi a vez de Daniel vencer e ganhar a prefeitura -.
Apesar de sua ligação de três eleições municipais com o PSDB, Daniel deve apoiar a candidatura da filha, Daniele Alonso, a uma vaga como deputada estadual pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
Daniel Alonso disse ao Giro Marilia que é uma situação complicada mas que ainda não vai falar sobre eventual troca de partido. E reforçou discurso de aproximação ao perfil político de Bolsonaro e do eleitorado conservador – que foi maioria absoluta na cidade em 2018, ano das últimas eleições para presidente, governador e deputados.
“A família Camarinha está para Marília assim como o Lula está para o Brasil. E eu não vou fazer o que meu amigo Geraldo Alckmin fez de aceitar o PT, não vou. Eu represento a direita em Marília. E os Camarinha representam a esquerda.”
Em comunicado para anunciar sua saída do PSB, Vinicius agradeceu ao partido mas disse que a mudança é parte do processo político-partidário. Veja abaixo a íntegra do comunicado.
“Neste momento, antes de mais nada, quero manifestar minha gratidão aos amigos e amigas que fiz nessas últimas duas décadas em que estive nas fileiras do PSB.
Agradecer a generosidade e o carinho que sempre me foram dispensados. Sei que devo muito da minha trajetória ao partido, que é feito de homens e mulheres de bem.
Mas assim é o processo político partidário. Uns chegam, outros seguem outros projetos.
Em nome de seguir honrando os meus compromissos com o povo de São Paulo, compromissos esses que são o combustível que me move, ingresso no PSDB.
Mudo de partido, mas não mudo de lado, de continuar trabalhando por nossos municípios e pelo nosso Estado de São Paulo.
Sigo ao lado dos que mais precisam de políticas públicas; dos mais pobres deste Estado; de nossas crianças; daqueles e daquelas que precisam de atendimento à saúde; das pessoas com deficiência.
Mudo de partido, por entender ser esta mudança necessária para fortalecer o trabalho em defesa desses compromissos, aumentando as conquistas para as pessoas que têm no meu mandato o instrumento de defesa dos seus direitos e sonhos.
Agradeço aos companheiros e companheiras do PSDB pela acolhida. Vamos em frente.
Vinicius Camarinha
Deputado estadual
Líder do Governo na Assembleia Legislativa“