Monsenhor Achiles Paceli de Oliveira Pinheiro, um religioso com 72 anos de dedicação à Igreja Católica e atuante em diversas paróquias de Marília e região, está internado no Hospital Beneficente Unimar com quadro de pneumonia que mobiliza corrente de orações e mensagens.
Ele apresentou mal estar no dia 19, durante a missa, com forte queda de pressão e vômito. Foi socorrido por alguns profissionais de saúde que estavam presentes.
Foi atendido em Quintana, depois Marília e liberado. Postou mensagem falando do caso e agradecendo o atendimento. Mas voltou a apresentar problemas de saúde dias depois.
Monsenhor Achiles em celebração com Padre Edson, em Quintana – reprodução Arquivo Pessoal
Atendido pelo padre Edson de Oliveira, que acompanha Monsenhor em suas atividades em Quintana, foi levado ao HBU no dia 22 e internado com episódios de vômito e fraqueza. Médicos diagnosticaram pneumonia.
“Ele está muito consciente do processo e acolheu esse momento de modo confiante nas graças e bênçãos de Deus. Estejamos unidos a ele com nossas preces e orações, Disse o padre Edson em redes sociais.
O último relato, divulgado por Padre Edson na quarta-feira, mostra que Monsenhor Achiles mostrou “semblante mais vivo e mais corado; dormiu muito bem, fez as refeições do café da manhã, almoçou e lanchou à tarde”.
Está com medicação para combater a infecção da pneumonia e com auxílio de soro e algumas vitaminas. “Agradeceu as muitas manifestações e mensagens, ligações e preces. Desejamos que seu quadro progrida para uma restauração plena. Continuemos nossa oração.”
CARREIRA
Ordenação de Padre Achiles em 1963 em Vera Cruz – Reprodução/Blog do Rodrigo
Em 1950, antes de completar 11 anos, o menino Achiles Paceli de Oliveira Pinheiro decidiu que faria carreira na vida religiosa e foi enviado pela família e comunidade de Vera Cruz (15km de Marília) ao Seminário menor, em Lins.
A decisão foi tomada dois anos antes de ser criada a Diocese de Marília – oficializada pelo papa Pio XII (1876-1958) em 16 de fevereiro de 1952 –.
Ordenado sacerdote em 1963, foi reitor do Seminário Diocesano São Pio X e chanceler do bispado até 1967, quando assumiu a capela que seria transformada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Dracena.
Passou por paróquias em Tupã. Funções na Diocese, implantou as paróquias de Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Guadalupe, na zona sul de Marília, e atuou ainda em Garça e campos do Jordão, antes de se transferir a Quintana, em 2019.