A divisão de picapes e caminhonetes da Stellantis, a marca RAM, anuncia a chegada do modelo topo de linha 3500.
A picape estreia no Brasil em três versões. A 3500 Laramie (R$ 484.990), a 3500 Laramie Night Edition com pacote extra de materiais escurecidos (R$ 509.990), e a mais refinada RAM 3500 Limited Longhorn (R$ 529.990), que adiciona adereços exclusivos da versão. O modelo concorre com a Chevrolet Silverado e com a Ford F-150 no exterior, mas ambas ainda não são oferecidas no Brasil.
Entre os principais destaques, temos o motor Cummins 6.7 turbodiesel 377 cv e brutais 111,5 kgfm. Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park).
Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante. Tudo isso é responsável pela sua capacidade de 1752 kg de carga útil, capacidade de reboque de até 9 toneladas e espaço para 1.628l de caçamba.
Leia Também
O modelo se coloca no segmento de caminhonetes de luxo . Por conta disso, vem com acabamento de couro natural e madeira genuína no volante, painéis de porta, painel de instrumentos e acabamentos nas laterais, bancos e volante aquecidos e ventilados.
Como se não bastasse, vem com pedais com ajuste elétrico de distância, central multimídia de 12 polegadas que permite conexão com dois celulares simultaneamente, câmera 360 graus, câmera de caçamba, espelho retrovisor digital, estribo elétrico de série e caçamba com abertura e fechamento elétrico.
No mais, traz também tela TFT de 7 polegadas configurável, bem como som Harmann Kardon de 16 alto falantes e um subwoofer de 10 polegadas, conjunto esse que gera 750 W de potência.
Partindo para os itens de segurança e de acessibilidade, para citar alguns, vem com alerta de colisão frontal com frenagem automática , controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de tráfego dianteiro e traseiro cruzado, controle de tração e estabilidade, diferencial com bloqueio, capota marítima, tapetes, engate de reboque e câmera de trailer, pneus de todo terreno e, por fim, faróis full led matrix direcionais, com comutação automática.