As três principais redes de supermercados de Marília rejeitam pagamentos com o sistema éOvale, que gerencia cartão de vale alimentação dos servidores públicos municipais da cidade.
As queixas de problemas começaram a se repetir há aproximadamente uma semana e a falha no sistema foi confirmada pela prefeitura. A administração anunciou que encaminhou uma notificação extrajudicial à empresa responsável pelo sistema para regularização dos serviços.
Segundo um comunicado oficial, todos os pagamentos estão em dia e os impasses seriam provocados na relação da empresa com as redes dos supermercados. Além dos tradicionais avisos em cartazes, lojas de Marília incluíram alertas no sistema de som, o que dá mais publicidade ao problema e constrangimento para servidores.
Veja abaixo a íntegra do comunicado da prefeitura
“Considerando ouvidorias da-tadas de 17/03/2022 e 21/03/2022, a Secretaria da Administração passou a monitorar a rede de estabelecimentos credenciados da empresa éOvale, verificando-se, após proativa varredura, que alguns dos mais de 40 estabelecimentos não estão aceitando o cartão, o que motivou envio de notificação extrajudicial à contratada, garantindo-lhe o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Consultados, os representantes das casas comerciais abaixo confirmaram a suspensão:
1. Rede Cofiança
2 . Rede Tauste
3. Rede Kawakami
A Prefeitura Municipal mantém todos os compromissos em dia desde o início do contrato, inclusive com ação judicial já em andamento e liminar concedida favoravelmente à nós, Servidores Públicos municipais, beneficiados diretos do sistema.
Reforço que sempre e antes de iniciarem suas compras, consultem a listagem de estabelecimentos comerciais disponibilizados no site da empresa, acessando o site: https://eovale.com.br, evitando-se eventuais constrangimentos.
Solicito que formalizem à nossa Ouvidoria todas inconsistências ocorridas nesses e outros estabelecimentos: a ajuda de todos nos fortalece coletivamente, amparando nossas ações concretas.
Marcos Boldrin
Secretário da Administração”
A Éovale distribuiu na segunda-feira, dia 28, um comunicado sobre o caso. Veja abaixo:
“A empresa Éovale informa que está em negociação com as redes credenciadas para viabilizar o pronto reestabelecimento do uso dos cartões pelos beneficiários.
É importante esclarecer que, por força de previsão contratual, o estabelecimento comercial credenciado não pode, de modo unilateral, realizar o descredenciamento ou negar o uso do cartão ao usuário, sob pena de multa.
A empresa mantém um número de estabelecimentos credenciados maior do que o mínimo exigido em edital, como forma de nunca prejudicar os usuários dos cartões.
Ocorre que alguns dos estabelecimentos credenciados têm forçado alterações nas condições iniciais negociadas, como prazo para recebimento, entre outras.
A alteração das condições contratuais impacta diretamente no equilíbrio econômico-financeiro do contrato, tornando-o deficitário, já que a taxa e o prazo de repasse ofertados pela empresa Éovale para vencer a licitação em comento apenas foi possível considerando as condições inicialmente previstas.
Não obstante esta situação, insistimos nas negociações com as redes para que não haja o descredenciamento dos estabelecimentos que suspenderam a aceitação do cartão, esperando tê-la resolvida até meados da próxima semana, sem, contudo, deixar de atender o quantitativo mínimo de estabelecimentos credenciados exigidos pelo edital.
Isso posto, deixamos claro que a empresa está empenhada em atender da melhor forma possível todos os estabelecimentos comerciais credenciados e os usuários dos cartões, sempre buscando aumentar a rede existente.”