
A casa construída pelo pioneiro José Alfredo de Almeida na rua que hoje leva seu nome no bairro Salgado Filho em Marília foi demolida.
O imóvel construído há pelo menos 93 anos foi derrubado na terça-feira e o Giro Marília acompanhou nesta quarta trabalhos de limpeza e acomodação do entulho no espaço.
Nos últimos 32 anos a casa abrigou também a sede da Cantina Mamma Mia, ponto de encontro de artistas, turistas e visitas.
A casa foi centro de uma campanha contra demolição desde maio do ano passado, quando o projeto para derrubada do imóvel ficou conhecido.
Casa construída pela família Almeida, já desocupada há alguns dias, antes da demolição
Em junho de 2021 alguns moradores lançaram um abaixo-assinado contra a demolição. Conseguiram pouco mais de 1.500 nomes. A derrubada abre caminho para a inclusão do terreno em projetos imobiliários. Um grande condomínio de apartamentos com base no terreno ao lado deve ocupar o espaço.
Apontado como o primeiro imóvel em alvenaria na cidade, O prédio já havia sofrido algumas reformas, que incluiram uma área de expansão, mudanças na estrutura da entrada, mas ainda aguardava muito da estrutura e desenho originais.
Isso inclui a ocupação dos diferentes cômodos que abrigaram quartos, salas, cozinha e espaços de sótão e porão com manutenção de detalhes como forros, assoalho em madeira, batentes, maçanetas, azulejos e janelas, que acabram integrados a novas histórias criadas pelas visitas de artistas, políticos, empresários e lideranças em diversos segmentos. A casa caiu, fim da história.