O governo do Estado apresentou nesta quarta-feira em Marília um projeto de retomada da ferrovia em Marília para envolver produtores da cidade e de Garça com envio de cargas por trem até um terminal intermodal de Bauru.
O projeto, desenvolvido por um Grupo de Trabalho criado na Secretaria Estadual de Logística e Transportes, prevê que a retomada seja assumida por uma empresa autorizada pelo governo e pelas cidades em modelo que aproveita nova legislação federal, o chamado Marco do Transporte Ferroviário.
As novas regras permitem atuação dos Estados e municípios nesta área, a concessão para novos operadores e a integração com projetos locais, como serviços de transporte público.
O governo do Estado já encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que regulamenta a implantação do programa estadual de ferrovias.
A apresentação trouxe à cidade o coordenador do grupo estadual, Luiz Alberto Fioravante, que apontou a ociosidade de ferrovias como potencial para a exploração destas linhas.
O coordenador defendeu a organização das prefeituras da região para montar um grupo de planejamento sobre a retomada da ferrovia e fazer a articulação com o governo do Estado. Esses estudos devem envolver um diagnóstico da situação atual sobre as linhas, demandas e projetos existentes de utilização
Fioravante disse que a Rumo Logística, que tem a concessão da ferrovia em todo o Estado, usa apenas uma linha, que liga a região de Rio Preto à capital, e o resto do Estado tem linhas ociosas.
O encontro lembrou que a concessão da malha ferroviária para a Rumo, que que teve uma renovação antecipada para garantir maior prazo de operação à empresa, já prevê como contrapartida a recuperação do ramal entre Panorama e Bauru, que passa por Marília.
Fioravante disse que já participou de reuniões com a Ruma e um os cenários possíveis é que a empresa cumpra a meta e entregue o ramal para exploração por outra empresa no modelo das chamatas short lines, nome para rotas regionais e mais curtas, que se enquadram no programa do governo do Estado..
Ele afirmou ainda que já discutiu com o governo do Mato Grosso do Sul uma proposta de atuação conjunta em linhas regionais e disse que o novo modelo de regulamentação pode permitir até implantação de novas linhas de ferrovias.
O prefeito Daniel Alonso afirmou que a retomada interessa com terminal intermodal e de cargas a partir de Marília mas que preocupa a retomada completa da ferrovia sem medidas para resolver o impacto urbano.
Ele lembrou que a linha corta a cidade e teria grande impacto em mobilidade, trânsito e até tráfego de viaturas e serviços essenciais como saúde e segurança pública.