Economia

Como fazer currículo pelo celular? Veja aplicativos que ajudam

Como fazer currículo pelo celular? Veja aplicativos que ajudam


source

Num país com 12 milhões de desempregados, saber fazer um bom currículo pode ser determinante para que a busca por uma vaga seja bem-sucedida. Se há alguns anos, essa tarefa consumia tempo em frente à tela do desktop, hoje, há aplicativos que ajudam o candidato a fazer o currículo de forma simples pelo celular.

A prática de usar o smartphone para elencar a experiência profissional já se reflete até nas buscas do Google. Levantamento mostra que as buscas por “como fazer currículo pelo celular” saltaram 270% nos últimos cinco anos.

Veja abaixo os aplicativos que podem ajudar o candidato a fazer o currículo pelo telefone e as dicas de como e o que incluir no documento a ser enviado pelas empresas.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Quais aplicativos fazem currículo pelo celular?

Microsoft Word

A versão do editor de texto Microsoft Word para celular é bastante parecida com a de computador e oferece bons recursos personalizáveis.

Ao criar um novo documento, é possível ter acesso a modelos de currículos e cartas de apresentação, tendo a opção de preencher os campos com os seus dados e salvá-lo em PDF, que é uma versão pronta para que seja compartilhada ou impressa.

Caso prefira criar um documento totalmente do zero, o aplicativo também permite está opção. Está disponível para os sistemas Android e iOS.

Canva

A plataforma oferece uma gama variada de modelos para personalização. Com um visual mais intuitivo, o aplicativo tem templates simples e os mais elaborados, adequando-se ao perfil do candidato e podendo ser feito de maneira bem rápida.

Os modelos são distribuídos em layouts bastante visuais, contendo imagens e formas. O Canva necessita de um cadastro que é gratuito e, a partir disso, o usuário poderá acessar a conta de diferentes dispositivos.

Google Docs

Leia Também

Essa é uma ferramenta completa para quem deseja fazer currículo pelo celular. Mas tem um número de variedade de currículos um pouco mais limitada que as opções acima, o que não faz com que o aplicativo seja menos eficiente, permite edição de texto, inserir imagens e links.

O documento pode ser salvo em tempo real e fica vinculado a uma conta do Google Drive, sendo possível salvá-lo em PDF e outros formatos.

Currículos Page

Disponível somente para o sistema operacional iOS, é uma opção que já vem embutida dentre os aplicativos padrões do iPhone ou iPad. O Pages disponibiliza aos usuários dez modelos diferentes de currículos para que possam ser editados diretamente do celular.

Assim como os outros, o aplicativo também tem ferramenta de inclusão para imagens e outros tipos de mídia. Após completar as informações, pode ser exportado em diversos formatos, inclusive em PDF.

Meu currículo

Pode ser encontrado na sua loja de aplicativos também com o nome “Fazer currículo em PDF – Curriculum Vitae Grátis”.

No primeiro acesso já são feitas perguntas sobre experiência profissional e vida acadêmica, que vão sendo preenchidas automaticamente no padrão de currículo. Depois, caso precise, o usuário poderá fazer alterações.

Na volta ao escritório: O pior de dois mundos — continuar fazendo Zoom no local de trabalho

O app está disponível somente para usuários de celulares com sistema Android e pode ser baixado gratuitamente.

Como fazer um currículo bem feito e simples?

A especialista em carreira e recolocação no mercado de trabalho Tais Targa dá dicas de como montar um bom currículo para se destacar na busca pelo tão sonhado emprego. 

“Geralmente, fazer o currículos pelo celular dá um pouco mais de trabalho, mas é uma boa opção para quem não tem acesso a computadores. É bom fazer um currículo mais simples, mais padrão, com alguns elementos gráficos, mas que o foco seja mais no texto e na informação”, destaca a profissional.

O que incluir

  • É importante incluir informações de contato, principalmente WhatsApp e e-mail;
  • Se tiver um perfil no LinkedIn, é interessante colocar o link para que seja acessado por quem está fazendo a seleção;
  • Colocar o objetivo profissional é indispensável, deixar claro o tipo de vaga que o candidato busca, para dar um norte a pessoa que faz a seleção, e ela consiga saber qual posição você deseja ocupar;
  • Para quem não tem experiência é importante fazer o exercício de pensar nas atividades que já desenvolveu em ambientes fora da escola, tarefas complementares, cursos online ou presenciais, e trabalhos voluntários são boas dicas para informar ao time de seleção da empresa;
  • Para quem está muito tempo fora do mercado, é importante uma breve justificativa dos motivos que a levaram a se afastar das atividades formais. Isso pode ser feito na carta de apresentação, na introdução do e-mail ou resumo do currículo.

O que não incluir

  • Não há necessidade de colocar foto, a menos que a vaga a que está se candidatando peça especificamente a inclusão da imagem;
  • Também não são necessárias informações como endereço completo, apenas o bairro já é suficiente;
  • Colocar número de documentos também não é aconselhado, inclusive por questões de segurança.