A celebração da Missa com a cerimônia de lava-pés promovida na noite da quinta-feira na Catedral Basílica de São Bento em Marília repetiu mensagens de valorização da Campanha da Fraternidade, que tem Educação como tema neste ano, e mensagem para formação crítica c0ontra “enganação e mentira” em redes sociais.
O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, lavou os pés de doze fiéis, entre eles educadores e também jovens estudantes, repetindo o gesto em que Jesus lava os pés de apóstolos na última ceia antes de sua morte.
Na mensagem, o bispo voltou a falar da Educação, como já havia feito na celebração do Domingo de Ramos. “Não se trata só de ir à escola, {à universidade, se trata de tudo em nossa vida. Como é que aprendemos com os pais, com as pessoas que nos acolheram, pais, padrinhos, vizinhos, avos, são nossos educadores”, disse Dom Luiz.
Ele afirmou que hoje grandes meios de comunicação que também educam, a internet e uma gama de programas educam mas “às vezes, muitas vezes, também espalham mentiras, fake news”, disse.
Defendeu que crianças e jovens sejam incentivados a ter uma consciência crítica para discernir, escolher, tudo o que veem atrás das redes sociais.
“É muito importante que os pais, os educadores, os avós, ajudem as gerações a terem uma consciência crítica, para saber o que é a verdade, o que enganação, o que é mentira.”
O gesto de lava-pés abre o Tríduo Pascal, que envolve a última ceia e lava-pés, a morte e a ressureição de Jesus.