Marília

Médico Francisco Agostinho recebe homenagem na Alesp pelo projeto Amor de Criança

Médico Francisco Agostinho recebe homenagem na Alesp pelo projeto Amor de Criança

O pediatra e professor Francisco de Agostinho Júnior recebeu na noite de segunda-feira em São Paulo o Colar de Honra ao Mérito, a maior honraria oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em reconhecimento por seu trabalho com o projeto Amor de criança.

Agostinho recebeu homenagem ao lado de personalidades de atuação nacional, como o padre Antonio Maria e o empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, dirigente do grupo Jovem Pan.

Deputada Letícia Aguiar durante entrega do Colar de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa ao médico Francisco de Agostinho Júnior

Em seu pronunciamento, lembrou toda a equipe e estrutura de apoio que permite o desenvolvimento do projeto, destacou atendimento a público entre 200 e 300 crianças, todas vindas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Agradeceu à esposa, Marcela, aos filhos, netos, profissionais do projeto e amigos que integraram comitiva com integrantes de Marília e Garça quem acompanharam a solenidade.

Lembrou ainda o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, que apresentou como “maestro” de toda a logística, e a vice-reitora, Regina Losasso Serva. Também agradeceu à pró-reitora de Pesquisa e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, e à superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis.

“Jamais poderia imaginar um momento desse. Atendemos crianças, hoje mais de 200, talvez mais de 300 já percorreram nosso sistema. Um projeto que conta com colegas, grupo de voluntários, que se organizam de maneira maravilhosa para dar a essas crianças uma atenção que eu não consigo descrever, inimaginável”, disse.

Apresentou dados gerais sobre a paralisia cerebral no país – com 30 mil a 40 mil novos casos por ano – e defendeu maior investimento do orçamento público para as estruturas de atendimento que garantem maior autonomia e qualidade de vida a essas crianças.

Público acompanha entrega de homenagem, com comitiva de Márilia e Garça na Assembleia

“Entendo que todos concordam. Criança é o único assunto unânime. Não se discute. Criança, filhos, nós amamos”, disse o médico.

Um vídeo exibido no plenário antes da entrega do colar mostrou imagens do atendimento e da estrutura formada pela Ambulatória Médico de Especialidades formado para o projeto na Unimar.

“Para nós é uma alegria. Quando o Dr Francisco recebe esse reconhecimento, nós todos nos sentimos também reconhecidos. Nossos mais sinceros agradecimentos. a gente sabe que é um trabalho árduo, de um time, uma equipe, representada pelo Dr Francisco”, disse a pró-reitora Fernanda Mesquita Serva no vídeo.

Formado pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília) em 1975, Francisco Agostinho Junior se especializou em pediatria, na área de Gastrenterologia Pediátrica.

Inauguração do ambulatório do projeto na Unimar, com reitor Márcio Mesquita Serva, a vice-reitora Regina Losasso Serva, e a superintende do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis

Em 2005 foi convidado pela direção da Famema para assumir o cargo de Chefe de Disciplina de Pediatria. No ano seguinte coordenou a criação do projeto IUPE (iniciativa Unificada em Pediatria) para aperfeiçoar e humanizar o atendimento no Hospital Materno Infantil.

Em agosto de 2013 iniciou o atendimento no Amor de Criança, em convênio com a participação da Unimar e da Unesp, com atendimento multidisciplinar a crianças com paralisia cerebral.

O projeto integra ainda o Ministério Público Federal e a Prefeitura e antes do reconhecimento da Alesp já recebeu homenagens incluindo reconhecimento em nível nacional pelo MPF em Brasília.