Marília

Capacitação vai melhorar serviços de poda e arborização em Marília e Vera Cruz

Capacitação vai melhorar serviços de poda e arborização em Marília e Vera Cruz

Um programa de capacitação sobre pode de arborização urbana formou em Marília e Vera Cruz multiplicadores de informação para melhorar manejo de árvores e vegetação nas duas cidades.

O curso orientou sobre as espécies ideais para plantio em área urbana, bem como o manejo das existentes, evitando danos às árvores durante as podas realizadas.

A bióloga Gabriela Guttier Gava disse que o trabalho busca melhorar a qualidade da arborização em Marília, plantando espécies compatíveis com o planejamento urbanístico e toda estrutura existente, evitando danos aos fios, calçadas e redes de água e esgoto.

O manejo permite medida como substituição gradativa de espécies inadequadas, que embora impliquem em problemas urbanos permitem benefícios ambientais.

“Embora algumas espécies inadequadas ao meio urbano tenham sido plantadas anos atrás, como sibipirunas e mongubas, são elas que estão nos oferecendo os benefícios ambientais como produção de oxigênio, sequestro do carbono, evapotranspiração, dentre outros benefícios”, explica.

Leandro Silva Rodrigues, interlocutor do PMVA, disse que as orientações serão replicadas para servidores que trabalham na poda urbana, certificando as equipes.

“Este trabalho que estamos iniciando refletirá em uma cidade bem arborizada, com clima agradável, sem necessidade de intervenções drásticas em seus galhos, como verificamos em podas erradas em árvores de grande porte sob fiações elétricas, e raízes quebrando calçadas, por exemplo.”